CNV

Comunicação Não Violenta

Você sabia que a Inteligência Emocional é uma das habilidades mais valorizadas no mundo do trabalho? Segundo um levantamento bibliográfico de Woyciekoski, C. & Hutz (2009), pessoas que sabem identificar, compreender e regular as suas emoções e as dos outros têm mais satisfação pessoal, bem-estar e desempenho profissional. Além disso, elas trabalham melhor em equipe, se comunicam melhor e criam ambientes menos estressantes.

Mas como desenvolver essa habilidade tão importante? Uma das formas é através da Comunicação Não-Violenta (CNV), um método que propõe uma forma de se relacionar com as pessoas, coisas e assuntos de maneira mais empática, respeitosa e colaborativa. A CNV nos ajuda a sair do campo tenso, onde criamos conflitos e resistências, e entrar no campo relaxado, onde tudo flui melhor.

A Oficina de Comunicação Não-Violenta tem como objetivo te ensinar os conceitos e as práticas da CNV, para que você possa aplicá-los no seu dia a dia, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Você vai aprender a:

  • Escutar ativamente o outro, sem julgar ou interromper;
  • Expressar os seus sentimentos e necessidades de forma clara e assertiva;
  • Identificar e lidar com os sinais de conflito na sua fala e na do outro;
  • Fazer perguntas genuínas que estimulem o diálogo e a compreensão;
  • Construir acordos e combinados sociais que beneficiem a todos.

Com essa oficina, você vai desenvolver competências socioemocionais que são essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. Você vai se comunicar com mais amor e assertividade, criando relações mais harmoniosas e produtivas.

Se você sente que essa oficina pode contribuir para a sua forma de se comunicar e se relacionar, nós te convidamos a se inscrever na Oficina de Comunicação Não-Violenta.

PARA QUEM É ESSA OFICINA

Para empresas e escolas que desejam construir ambientes e cultura organizacional mais colaborativa, com menos conflitos e menos ruídos de comunicação.

É importante você saber que esse é um curso, com possiblidade de certificação como formação. Para emissão do certificado como formação é importante apresentar o trabalho final e ter participação acima de 80% nos encontros.

A Humanará como empresa de treinamento e desenvolvimento emite certificados de participação com registro das horas e dedicação nos encontros e práticas. Nossos certificados são reconhecidos como boas práticas pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e pelo Instituto de Paulista de Excelência em Qualidade e Gestão do Estado de São Paulo (IPEG).

Programa dessa Jornada

Teremos 18 encontros presenciais com duração de uma horas e meia cada. Após o término do dia, ficaremos à disposição da turma para dúvidas e orientações via WhatsApp. Teremos à disposição um grupo no WhatsApp apenas para tratar desse tema e dos acontecimentos em sala.

DIA 01 - INTRODUTÓRIO

1.1.    O que é CNV

1.2.    Quais as etapas da CNV e sua aplicação

1.3.    Coleta e Contação de causos sobre CNV

1.4.    Experiências e Reflexões

DIA 02 - PRÁTICAS E EXPERIMENTAÇÕES

2.1.    Jogo do Grok

2.2.    Átomo Social

2.3.    Psicodrama da História

2.4.    Coleta de Causos e Reflexões

DIA 03 - SOBRE VER GENUINAMENTE

3.1.    Suspensão de Julgamento

3.2.    O que eu vejo

3.3.    Como eu Escuto

3.4.    Escutar com o corpo todo

3.5.    Quem eu sou e o que são os meus pensamentos

DIA 04 - SENTIMENTOS

4.1.    Os sentimentos, os sentidos e as sensações

4.2.    Comunicação entre o inconsciente e o consciente

4.3.    Meus sentimentos mais presentes

4.4.    O que falar e como falar dos sentimentos

DIA 05 - NECESSIDADES

5.1.    O que são necessidades humanas e sociais

5.2.    O lugar da Empatia

5.3.    Minhas necessidades mais presentes

5.4.    A escuta das necessidades

5.5.    Expressando necessidades

5.6.    Eu o Outro e o Mundo no Sistema de Conflito e de Harmonia

DIA 06 - SABER PEDIR

6.1.    O que eu quero X a necessidade em aberto

6.2.    O que o outro quer de mim X a necessidade em aberto

6.3.    Onde conflitamos X onde harmonizamos

6.4.    O mundo da perguntação

6.5.    O que pedir e como pedir?

6.6.    Contrato Social e Expectativas

6.7.    A vida como Laboratório: O que eu quero transformar? Que experiência eu desejo ter?

DIA 07 - SIMPÓSIO DE EXPERIÊNCIAS

7.1.    Acompanhamento do Laboratório de CNV

7.2.    Atendimento coletivo de dúvidas e ajustes

7.3.    Apresentação do Simpósio de Experiências dos participantes e suas Riquezas alcançadas

Metodologia e ferramentas

A Humanará trabalha com metodologias integrativas e participativas como: Antroposofia, Coaching, Psicodrama Organizacional, Justiça Restaurativa, Gestão do Conhecimento, Sustentabilidade, Design Thinking, Co-criação, Processos de Inovação, Construção de Conhecimento, Despertar da Consciência, Gestão de Conflitos entre outras.

Nessa Jornada, a Comunicação Não Violenta é a protagonista, é riquíssima em ferramentas e vivências, como por exemplo, a Roda de Conversa, Bastão da Fala, Contrato Social. Vamos utilizá-las associadas ao Psicodrama, Diálogo Bohminiano, Mediação de Conflitos e Gestão do Conhecimento.

FacilitadoraS

CAMILA RODRIGUES GARCIA

Sócia-fundadora da Hu.mana.rá. Palestrante desde 2012. Bacharel em Ciências da Informação, da Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento pelo Centro Universitário Senac
(Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e especialista em Psicodrama Organizacional pela Potenciar.

É Analista Comportamental pela metodologia Perfil Apogeo. Possui formação em Gestão de Marketing(FGV), Mediação da Aprendizagem, Coaching com Psicodrama, Gestão de Conflitos, Psicologia da Liderança, Terapias Complementares (Reiki, Terapia
do Som, Astrologia Chinesa, Parapsiquismo) além de certificação internacional em Resolução Criativa de Problemas e Auditora para avaliação de processos de gestão do conhecimento, segundo a metodologia MAKE (Most Admired Knowlege Enterprise), pela TKNBrasil.

Possui menção honrosa estadual pelo Instituto Paulista de Excelência e Gestão. Atua como coach, gestora do
conhecimento, psicodramatista organizacional desde 2001.

Local e equipamentos necessários

Para realização do evento é importante que o espaço comporte de forma confortável os participantes, que a sala tenha mobilidade para reagrupação fácil da turma e mobilização de cadeiras e mesas, é importante ter água, frutas, banheiro a vontade e acessível.

Usamos material criativo, folhas de flip chart, fita crepe, canetas coloridas, giz de cera, post it, quadro branco, aparelho de som, objetos intermediários e objetos âncora. A lista de material fica disponível até 15 dias antes do primeiro encontro e será utilizada pelos três meses.

Duração e Carga horária

07 encontros

 tanto na versão online quanto na versão presencial.

04 horas

 tanto na versão online quanto na versão presencial.

Os encontros duram 3 horas, mas é importante ter 4 horas dos participantes disponíveis, para dúvidas e questões particulares ao final do evento.

Indicadores de Resultado e Avaliações

A Humanará desenvolve uma coleta de autoavaliação/autopercepção de desenvolvimento humano, cada, participante terá sua ficha de coleta onde serão observados por três meses os seguintes indicadores:

Número de sentimentos que o indivíduo é capaz de nomear

Autoavaliação da Percepção de fala

Número de necessidades que indivíduo é capaz de nomear

Autoavaliação da qualidade do silêncio interior

Número de conflitos cotidianos percebidos entre pares e entre a gestão

Qualidade de escuta entre pares em reuniões

Número de ruídos de comunicação entre pares e entre departamentos

Os indicadores passam por coleta entre pares e com a liderança, o que garante um bom acompanhamento da evolução dos indivíduos participantes.

Existe a possibilidade de modelar os indicadores conforme as necessidades preliminares levantadas com a empresa.

Outras Jornadas

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Atendimento Presencial
Cidade Capão Bonito – SP, 18300-390

Atendimento On-line

(11) 98291-7474

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