CNV
Comunicação Não Violenta
Você sabia que a Inteligência Emocional é uma das habilidades mais valorizadas no mundo do trabalho? Segundo um levantamento bibliográfico de Woyciekoski, C. & Hutz (2009), pessoas que sabem identificar, compreender e regular as suas emoções e as dos outros têm mais satisfação pessoal, bem-estar e desempenho profissional. Além disso, elas trabalham melhor em equipe, se comunicam melhor e criam ambientes menos estressantes.
Mas como desenvolver essa habilidade tão importante? Uma das formas é através da Comunicação Não-Violenta (CNV), um método que propõe uma forma de se relacionar com as pessoas, coisas e assuntos de maneira mais empática, respeitosa e colaborativa. A CNV nos ajuda a sair do campo tenso, onde criamos conflitos e resistências, e entrar no campo relaxado, onde tudo flui melhor.
A Oficina de Comunicação Não-Violenta tem como objetivo te ensinar os conceitos e as práticas da CNV, para que você possa aplicá-los no seu dia a dia, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Você vai aprender a:
- Escutar ativamente o outro, sem julgar ou interromper;
- Expressar os seus sentimentos e necessidades de forma clara e assertiva;
- Identificar e lidar com os sinais de conflito na sua fala e na do outro;
- Fazer perguntas genuínas que estimulem o diálogo e a compreensão;
- Construir acordos e combinados sociais que beneficiem a todos.
Com essa oficina, você vai desenvolver competências socioemocionais que são essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional. Você vai se comunicar com mais amor e assertividade, criando relações mais harmoniosas e produtivas.
Se você sente que essa oficina pode contribuir para a sua forma de se comunicar e se relacionar, nós te convidamos a se inscrever na Oficina de Comunicação Não-Violenta.
PARA QUEM É ESSA OFICINA
Para empresas e escolas que desejam construir ambientes e cultura organizacional mais colaborativa, com menos conflitos e menos ruídos de comunicação.
É importante você saber que esse é um curso, com possiblidade de certificação como formação. Para emissão do certificado como formação é importante apresentar o trabalho final e ter participação acima de 80% nos encontros.
A Humanará como empresa de treinamento e desenvolvimento emite certificados de participação com registro das horas e dedicação nos encontros e práticas. Nossos certificados são reconhecidos como boas práticas pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e pelo Instituto de Paulista de Excelência em Qualidade e Gestão do Estado de São Paulo (IPEG).
Programa dessa Jornada
Teremos 18 encontros presenciais com duração de uma horas e meia cada. Após o término do dia, ficaremos à disposição da turma para dúvidas e orientações via WhatsApp. Teremos à disposição um grupo no WhatsApp apenas para tratar desse tema e dos acontecimentos em sala.
DIA 01 - INTRODUTÓRIO
1.1. O que é CNV
1.2. Quais as etapas da CNV e sua aplicação
1.3. Coleta e Contação de causos sobre CNV
1.4. Experiências e Reflexões
DIA 02 - PRÁTICAS E EXPERIMENTAÇÕES
2.1. Jogo do Grok
2.2. Átomo Social
2.3. Psicodrama da História
2.4. Coleta de Causos e Reflexões
DIA 03 - SOBRE VER GENUINAMENTE
3.1. Suspensão de Julgamento
3.2. O que eu vejo
3.3. Como eu Escuto
3.4. Escutar com o corpo todo
3.5. Quem eu sou e o que são os meus pensamentos
DIA 04 - SENTIMENTOS
4.1. Os sentimentos, os sentidos e as sensações
4.2. Comunicação entre o inconsciente e o consciente
4.3. Meus sentimentos mais presentes
4.4. O que falar e como falar dos sentimentos
DIA 05 - NECESSIDADES
5.1. O que são necessidades humanas e sociais
5.2. O lugar da Empatia
5.3. Minhas necessidades mais presentes
5.4. A escuta das necessidades
5.5. Expressando necessidades
5.6. Eu o Outro e o Mundo no Sistema de Conflito e de Harmonia
DIA 06 - SABER PEDIR
6.1. O que eu quero X a necessidade em aberto
6.2. O que o outro quer de mim X a necessidade em aberto
6.3. Onde conflitamos X onde harmonizamos
6.4. O mundo da perguntação
6.5. O que pedir e como pedir?
6.6. Contrato Social e Expectativas
6.7. A vida como Laboratório: O que eu quero transformar? Que experiência eu desejo ter?
DIA 07 - SIMPÓSIO DE EXPERIÊNCIAS
7.1. Acompanhamento do Laboratório de CNV
7.2. Atendimento coletivo de dúvidas e ajustes
7.3. Apresentação do Simpósio de Experiências dos participantes e suas Riquezas alcançadas
Metodologia e ferramentas
A Humanará trabalha com metodologias integrativas e participativas como: Antroposofia, Coaching, Psicodrama Organizacional, Justiça Restaurativa, Gestão do Conhecimento, Sustentabilidade, Design Thinking, Co-criação, Processos de Inovação, Construção de Conhecimento, Despertar da Consciência, Gestão de Conflitos entre outras.
Nessa Jornada, a Comunicação Não Violenta é a protagonista, é riquíssima em ferramentas e vivências, como por exemplo, a Roda de Conversa, Bastão da Fala, Contrato Social. Vamos utilizá-las associadas ao Psicodrama, Diálogo Bohminiano, Mediação de Conflitos e Gestão do Conhecimento.
FacilitadoraS
Local e equipamentos necessários
Para realização do evento é importante que o espaço comporte de forma confortável os participantes, que a sala tenha mobilidade para reagrupação fácil da turma e mobilização de cadeiras e mesas, é importante ter água, frutas, banheiro a vontade e acessível.
Usamos material criativo, folhas de flip chart, fita crepe, canetas coloridas, giz de cera, post it, quadro branco, aparelho de som, objetos intermediários e objetos âncora. A lista de material fica disponível até 15 dias antes do primeiro encontro e será utilizada pelos três meses.
Duração e Carga horária
07 encontros
tanto na versão online quanto na versão presencial.
04 horas
tanto na versão online quanto na versão presencial.
Os encontros duram 3 horas, mas é importante ter 4 horas dos participantes disponíveis, para dúvidas e questões particulares ao final do evento.
Indicadores de Resultado e Avaliações
A Humanará desenvolve uma coleta de autoavaliação/autopercepção de desenvolvimento humano, cada, participante terá sua ficha de coleta onde serão observados por três meses os seguintes indicadores:
Número de sentimentos que o indivíduo é capaz de nomear
Autoavaliação da Percepção de fala
Número de necessidades que indivíduo é capaz de nomear
Autoavaliação da qualidade do silêncio interior
Número de conflitos cotidianos percebidos entre pares e entre a gestão
Qualidade de escuta entre pares em reuniões
Número de ruídos de comunicação entre pares e entre departamentos
Os indicadores passam por coleta entre pares e com a liderança, o que garante um bom acompanhamento da evolução dos indivíduos participantes.
Existe a possibilidade de modelar os indicadores conforme as necessidades preliminares levantadas com a empresa.
Outras Jornadas
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Seja escutado pela Hu•mana•rá
Cidade Capão Bonito – SP, 18300-390
Atendimento On-line









